Conheça Belém

Túnel de mangueiras na calçada da Praça da República

Belém é um lugar que vive e se orgulha de seu passado, da arquitetura aqui deixada por outros e de sua culinária típica, muitas vezes entoada como um hino nas letras das canções populares paraenses fazendo a cidade parecer nada além de um cardápio gastronômico. Esse clima bucólico acaba se tornando um problema, pois faz a cidade mergulhar em um marasmo, aquela que sempre vê o tempo passar observando a chuva da tarde e muitas vezes esquecendo do futuro. Outro dia vi uma matéria, não lembro aonde, que falava das capitais do norte e citava uma a uma por suas conquistas: Manaus e seu turismo ecológico, rondônia e seu crescimento recente na construção civil e Belém... a terra dos sabores exóticos, da chuva da tarde, que vive do passado observando sem pressa.


Vista aérea da Praça da República, no centro avista-se o Teatro da Paz

Baía do Guajará com vista para Belém

De fato quem ao menos sabe aonde fica Belém, provavelmente tem esse tipo de opinião também. É claro que a cidade tem seus pontos mais efervescentes, como o comércio de Belém, afinal a cidade sobrevive disso, mas no geral a cabeça do belenense é um tanto conformada com o que conquistou até agora, e que em sua maioria nem existe mais.

Praça do Pescador — vista parcial à lateral do Solar da Beira, o prédio no plano intermediário não mais existe, nem o chafariz.
Este registro supostamente é da década de 40.

Muitas vezes reclamamos que Belém não tem nada pra fazer, mas até que a cidade tem muitos lugares legais para se visitar. Hoje trago algumas dicas de roteiro turístico aqui da terrinha das mangueiras.

Bancos da Praça da República

Belém é uma cidade cheia de problemas, mas até que tem as suas belezas. Para começar clichê tem a Praça da República, fundada lá pelo Ciclo da Borracha, época em que era chique viver em Belém, hoje em dia a Praça é um point de encontro das famílias belenenses aos domingos de manhã e point de encontro dos rockeiros pela parte da tarde. De manhã a praça fica cheia de crianças correndo, com os seus pais correndo atrás, é claro, a feira do artesanato também, com seus preços bem salgados por sinal, aonde você pode encontrar brincos de sementes, colares, quadros e as bancas com comidas típicas que são muito boas. No centro da praça fica o Teatro da Paz, que é uma verdadeira Jóia. Assistir espetáculos no Teatro da Paz com certeza é um dos meus programas favoritos.Particularmente acho bem agradável passear pelas calçadas da praça, tomando cuidado para não ser acertado por uma manga na cabeça, é claro, pois ela é cheia de mangueiras.
Palco do Teatro da Paz


Fachada do Teatro do Paz

Coreto da Praça da República
Belém tem várias praças bonitas, além da Praça da República, entre elas destaco a Praça Batista Campos, que também é muito bonita e tem uma arquitetura que também remete ao período da borracha, entre 1840 e 1920. Outra boa pedida é o belíssimo Parque da Residência, antiga residência dos governadores do Pará e hoje em dia é uma espécie de Jardim público que abriga em seu interior o Teatro Estação Gasômetro.


Trenzinho do Parque da Residência, dentro dele funciona uma sorveteria.

Teatro Estação Gasômetro

Parque da Residência

Trenzinho


Para quem gosta de natureza, outra dica legal é o Museu Emilio Goeldi e o Bosque Rodrigues Alves, esses dois espaços são uma mistura de museu e parque zoobotânico. Neles você encontra animais da fauna amazônica e plantas típicas da região, são dois lugares muito agradáveis e tranquílos para se passear em família.
Tanque dos quelônios no Bosque Rodrigues Alves

Lago da Iara no Bosque Rodrigues Alves
Para quem é mais aventureiro uma boa pedida é a Ilha de Cotijuba. Cotijuba é uma ilha pertencente ao município de Belém, às margens da Baía do Marajó e possui uma área de cerca de 60 km² com uma costa de 20 km de praias, algumas praticamente inexploradas e livres da poluição ambiental. A ilha outrora serviu de presídio para presos políticos e menores infratores durante o período da ditadura militar usando de um sistema penal violento e arbitrário até 1977, quando a Colonia Penal de Cotijuba foi definitivamente desativada.

Ruinas do antigo Presídio de Cotijuba
O lugar é cheio de belezas naturais, porém se você está disposto a conhecer a ilha prepare-se, pois o transporte que liga Belém à Ilha de Cotijuba é altamente precário, a maioria dos barcos está caindo aos pedaços e pelo visto o poder público ainda não se atentou para o potencial turístico que a ilha possui.
Vista de uma das praias de Cotijuba
Existe também a orla do Distrito de Icoaraci, de onde partem os barcos que fazem o trajeto Belém/Cotijuba. A orla também é outra opção de roteiro turístico aqui da cidade, um local agradável, cheio de bares e restaurantes e com uma vista incrível para a Baía do Guajará.
Orla de Icoaraci

Para quem gosta de passeios mais urbanos a cidade possui três shopping centers, os três ainda modestos se comparados a alguns shoppings de várias capitais brasileiras. O mais recente e também mais luxuoso é o Shopping Boulevard, situado na avenida Doca de Souza Franco, uma das mais valorizadas de Belém. Existem também os shoppings Pátio Belém e o Castanheira, este último o mais modesto dos três e sinceramente o que eu mais gosto de fazer compras.
Além destes locais citatos Belém também possui muitos outros interessantes que valem a pena visitar, como outras praças, bares, restaurantes, boites, teatros, pontos turísticos e etc, fora os outros municípios do Pará que possuem cada um a sua própria beleza.

Pra quem gostou dessas dicas e pretende visitar a cidade algum dia aqui também vai mais uma dica de estadia, os hostels, que são uma opção de estadia econômica e proporcionam a oportunidade de conviver com outros turistas e aventureiros, o que torna a experiência ainda mais interessante.
Abraços à todos
Shopping Boulevard