domingo, 22 de maio de 2011

Empreendedorismo com visão 360º do Eike Batista

Neste post, gostaria de apresentá-los o processo de empreender criado pelo Eike Batista.

eike batista Empreendedorismo com visão 360º do Eike Batista

Amigos, empreendedorismo é um conceito que pode ser utilizado por toda a nossa vida, independente se iremos ou não abrir um próprio negócio. Encontrei na Wikipedia uma definição muito bacana de empreendedor:

“É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano”.

Na semana passada, tive o privilégio de conhecer o blog do Eike Batista, o homem mais rico do Brasil e fundador do grupo EBX, recordista em valores em um IPO na Bolsa de Valores de São Paulo. Temos dúvida de que teremos muito a aprender com ele?

O “carro-chefe” do seu blog é a chamada Visão 360º de Empreender, um modelo criado por ele que cita alguns processos básicos necessários a todo empreendedor. O segredo, segundo um post que trata do assunto, é tocar todas as áreas sem descuido de nenhuma parte.

O modelo aborda oito visões principais, chamadas de áreas: engenharia da engenharia, engenharia de pessoas (equipe), engenharia financeira, engenharia jurídica, engenharia política, engenharia logística, engenharia de marketing e engenharia ambiental e social. Em volta do modelo, alguns valores básicos para que sejam lembrados: paixão, humildade, meritocracia, conectividade, dividir resultados, capital de risco, sorte, pensar grande, stop loss, transparência e ética, fluidez, perseverança e liderança.

Parece desafiador lembrar de todas essas áreas e valores em todo o momento. Reflita sobre esses valores. Repare que a sorte é apenas um dos “facilitadores”. Além da sorte, existem itens que só dependem de nós mesmos. Tente ligar essas palavras-chave à sua carreira. Palavras como paixão, humildade, conectividade, pensar grande, transparência e ética, perseverança e liderança podem ser facilmente ligadas ao nosso dia-a-dia no meio empresarial. Será que temos dado a devida importância a todas elas?

Vamos discutir um pouco sobre esse modelo? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário